Quando se trata de bolsas de luxo, poucos outros temas são tão comentados ou comentados quanto o mercado de “secondhand”. Só nos últimos cinco anos, o mercado cresceu exponencialmente, com uma taxa de crescimento cinco vezes mais rápida do que o mercado primário de luxo. Embora haja muito dinheiro a ser feito para marcas e consumidores, o mercado está em constante mudança e evolução. Ainda assim, plataformas de revenda de luxo como a The RealReal lançam relatórios anuais ou semestrais para acompanhar as tendências em constante mudança nesse mercado.
Consumidores dobram aposta no luxo
Apesar dos temores cada vez maiores de uma recessão iminente e dos impactos econômicos da inflação, os consumidores continuam investindo em luxo. O que mudou, no entanto, foi a forma como os consumidores estão comprando. A análise dos dados dos 33,6 milhões de membros do The RealReal encontrou mudanças significativas nos comportamentos dos compradores de revenda e uma redefinição do que significa luxo.
A demanda por bolsas de luxo em condições justas continua a aumentar, o que provavelmente pode estar correlacionado com a tendência de riqueza furtiva, que defende o visual desgastado de bolsas clássicas como a Hermès Birkin e Kelly.
“Nossos clientes ainda estão comprando peças de investimento, estão comprando peças de condição justa para adquirir os estilos mais procurados, e estão buscando conforto em saber que, se comprarem bem, provavelmente terão um ótimo retorno sobre seu
investimento.” Rati Sahi Levesque, Presidente e COO
Tendências impulsionam marcas mais vendidas
A tendência de luxo silencioso continua a impulsionar a demanda por marcas como Bottega Veneta e Celine, que se juntaram ao ranking das dez marcas mais procuradas da TRR. A Gucci continua a impulsionar a demanda do consumidor, e os dados revelam que ela é a marca #1 em todos os grupos demográficos. Isso provavelmente é impulsionado pela nostalgia e tendências de revival, com estilos vintage da Gucci. Ainda assim, a Chanel Flap Bag continua a ser o estilo mais procurado em vários mercados importantes dos EUA.