Uma Vida na Arte, no Ativismo e na Moda – Uma Homenagem à Icônica Estrela Britânico-Francesa.
Por Notorious Pink • 17 De Jul De 2023
O mundo sofreu uma enorme perda com a morte da atriz, cantora, modelo, advogada e ícone da moda anglo-francesa Jane Birkin, aos 76 anos. Birkin, conhecida (claro!) como a inspiração para a amada Hermès Birkin – ela mesma a bolsa mais icônica e desejada em qualquer lugar do mundo – deixa um legado cultural, uma carreira musical, uma carreira cinematográfica, uma história de defesa dos direitos das mulheres e LGBT e três filhas (uma que a precedeu na morte).
Uma viagem de Londres a Paris e um caso de vida com arte e amor
Nascida em Londres em 1946, Birkin conheceu o compositor John Barry em 1963, aos 17 anos, e eles se casaram em 1965, na mesma época em que ela começou a aparecer em filmes em pequenos papéis. Ela então apareceu em Michelangelo Antonioni’s Blowup e Caleidoscópio (ambos em 1966). Eles tiveram uma filha, Kate Barry, em 1967 (que faleceu em 2013). Barry partiu para os Estados Unidos em 1968, e eles se divorciaram.
O papel menor de Birkin em Blowup ganhou notoriedade devido à sua cena de nudez. Sua aparição em 1968 como protagonista do filme francês Slogan teve sua co-iniciação com Serge Gainsbourg, que se tornou seu colaborador artístico – trabalhando em inúmeras produções musicais e cinematográficas juntos – e seu par romântico até 1980. Sua canção de 1969 “Je T’aime… Moi Non Plus“, que foi sexualmente explícito e proibido por estações de rádio no Reino Unido, Espanha e Itália, tornou-se o single em língua estrangeira mais vendido no Reino Unido. Eles tiveram uma filha, Charlotte Gainsbourg, em 1971, e se separaram em 1980. Mais tarde, ela teve um longo relacionamento com o diretor Jacques Doillon, dando à luz a filha Lou Doillon em 1982. Birkin continuou a aparecer em filmes e gravar música ao longo de sua vida; ela permaneceu na França a partir do final da década de 1960 e, eventualmente, tornou-se uma cidadã francesa.
As honrarias mais notáveis de Birkin incluem ser condecorada com a Ordem do Império Britânico em 2001; ela também foi nomeada Chevalier da Ordre des Arts et des Lettres em 2013, subindo ao mais alto posto de Comendadora em 2022.
O Voo Fatídico de Jane Birkin e o Nascimento de uma Lenda de Luxo
Birkin também é conhecida pelo legado icônico de um fatídico voo de 1983, quando estava sentada ao lado do CEO da Hermès, Jean-Louis Dumas; sua amada cesta de palha se mostrou imprópria para sua viagem e ela e Dumas passaram o resto do voo discutindo o projeto de uma opção mais adequada, esboçada no verso de um saco de papel, que era uma adaptação do Haut à Courroies.